quinta-feira, 10 de novembro de 2016

EaD - O outro por trás da tela



Prazer em  re - conhecer 

O Ensino à Distância (EaD) ganha espaço cada vez mais numa sociedade tecnológica. Mas, esse segmento de ensino, não é tão "novo" como se pensam. No Brasil, o Ensino à Distância já foi via rádio e correspondência! Isso mesmo, já havia muito antes da internet!
É claro que essa modalidade ganha mais força com os avanços tecnológicos. E ao falar em EaD, a primeira imagem que nos vem a cabeça é:
aluno_ead


Há diversas bibliografias que abordam a postura de um docente, uma nova prática pedagógica, uma nova metodologia sobre o ensino à distância. Como docente, você certamente já se perguntou quem é o outro atrás da tela nessa modalidade de ensino? Ou no mínimo tem uma leve noção sobre o indivíduo que busca um curso à distancia. Respostas como estas são familiares:
  1. Alguém que não quer, ou não pode fazer um curso presencial.
  2. Alguém que procura flexibilidade nos horários. 
  3. Alguém que busca autonomia ou auto-conhecimento.
  4. Alguém que busca gusto/benefícios.
Olhando para essas respostas, a educação à distância passa a possuir algumas vantagens em relação a outro tipo de ensino. O aluno pode impor seu ritmo, a flexibilidade de horário, de espaço etc.

No entanto a pergunta que se deveria fazer é: Quem será o outro atrás da tela, quando o curso acabar? Obviamente que essa pergunta nos faz refletir sobre a qualidade do ensino ofertado nos cursos de EaD. Considera-se que um ensino de qualidade é aquele cujo planejamento e execução consegue formar indivíduos competentes, ou seja, aquele mergulho no CHA. Será que o Ensino à distância permite que seus alunos tomem desse CHA? 
E ainda mais... A aprendizagem tem sido significativa? 

Muitos dos discentes só consegue tornar uma nova informação em conhecimento por meio das experiências e  da convivência, aquilo que chamamos de afetividade. Permite isso o EaD?
Ou será que o termo à distância refere-se também aos elementos afetivos?
Resultado de imagem para ead
Resultado de imagem para frases de empatiaNão devemos jamais esquecer que um aluno do EaD, é apenas um aluno. E que assim como os demais, eles são o resultado de suas práticas, experiências e emoções, um indivíduo ontogenético. 
A prática mais comum de um docente ao iniciar uma turma em EaD é abrir um fórum de acolhimento afim de conhecer seus alunos antes do curso! Que bom seria, se esse mesmo fórum fosse reaberto, para que os discentes pudesse se reapresentar, contando suas evoluções após o curso. Certamente, muitos diriam a si mesmo: Muito prazer em conhecer-me, ou muito prazer em reconhecer-me.








Um comentário:

  1. Isso mesmo professor! todo mundo tem algo para contribuir, para acrescentar e para construir. O acolhimento e a interação nas ferramentas EAD podem produzir resultados tão bons quanto nas aulas presenciais.

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